Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1

DIRETAS JÁ: UMA ESTRATÉGIA E UM ENGODO. // Robson Merola de Campos - Advogado

Qual é a classe mais desacreditada no Brasil atualmente? Qual é o político com o maior índice de rejeição? Se você respondeu “classe política” e “Lula” acertou em cheio. E nem precisa de pesquisas de opinião para confirmar isso; basta o velho e bom senso comum. Entretanto, nos últimos dias, justamente a classe mais desacreditada do Brasil está defendendo as “Diretas Já!” com a finalidade explícita de recolocar no Palácio do Planalto “a-alma-mais-honesta-da-galáxia”, e lhe emprestar imunidade.
Essa iniciativa esconde uma estratégia e um engodo. A estratégia é requentar um prato que já foi servido para sociedade brasileira nos anos 1980, quando se encerrou o ciclo dos Presidentes que trabalhavam para o Brasil e pelo o Brasil e que, sem exceção, não enriqueceram no exercício de suas funções. Com tal estratégia imaginam afastar a possibilidade de uma ruptura do “status quo” caso o trem chamado “Brasil” venha a descarrilar. Já o engodo consiste na certeza de que não importa o quanto a classe política esteja desacreditada ou os notáveis índices de rejeição de Lula: as urnas eletrônicas existem para garantir o resultado que lhes interessa.
Simultaneamente e como um “Plano B”, as altas rodas do poder costuram acordos e conchavos, todos com uma única finalidade: salvar a própria pele garantindo a impunidade. Tudo que não se vê em Brasília atualmente é respeito à vontade popular, que exige inequivocamente que o Brasil seja passado a limpo e que os criminosos – sem exceção – paguem por seus crimes. Interessante: o Regime Militar acabou porque os dois últimos Presidentes de então (Geisel e Figueiredo) respeitaram a vontade popular (ainda que equivocada, como os anos posteriores provaram sobejamente) e permitiram a abertura política que desembocou na eleição direta para Presidente da República.
Diante de tudo que aconteceu e tem acontecido é hora de perguntar: afinal de contas, quem são os verdadeiros ditadores? Os que respeitaram a vontade popular ou os que insistem em ignorá-la?

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.