Portaria do Detran-Ba que fixa valor cobrado por placas no estado já está em vigor

O DETRAN, Departamento Nacional de Trânsito, é um órgão responsável principalmente pela fiscalização do trânsito dentro de sua jurisdição, ou seja, Estados. Faz parte do Poder Executivo da lei, sendo assim, é regulado pela constituição federal e executado em todo o território nacional, no caso, subdivido pelos Estados. Trata-se de uma Autarquia Federal, que é um tipo de administração pública indireta, criada através da administração pública direta com plenos poderes ditados pela constituição federal de 88. O Detran varia de Estado para Estado. Há alguns entes federativos que acumulam mais de uma função, sendo que existem alguns departamentos que são responsáveis pela documentação do Registro Geral de identificação civil, mais conhecido como o RG.

 

No Estado da Bahia, o Detran-BA é responsável por todo o cenário do trânsito baiano, como o emplacamento e regulamentação do veículo, desenvolver todo o programa de segurança de motoristas e pedestres, controle e fiscalização da Carteira Nacional de Habilitação, exercer o pode da polícia no trânsito e até mesmo o controle de tráfego e emissão de poluentes pelos automóveis, o que o torna o principal administrador e regulamentador de toda a movimentação do trânsito. Vale salientar que a educação é o objetivo principal utilizado por eles, para que assim, pedestres e motoristas consigam coexistir, respeitando um o espaço do outro.

O DETRAN Bahia, como é chamado o departamento da Bahia, devido aos avanços tecnológicos, estende seu atendimento com uma ferramenta online. O site do departamento pode ser acessado em qualquer cidade de qualquer Estado e disponibiliza informações passo-a-passo e valores dos procedimentos ou serviços de veículos ou habilitação. No site também podemos encontrar artigos sobre educação no trânsito, explicando significados de placas, sinalizações e como proceder em diversas situações no trânsito. Quem deseja informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é através do site também consegue tais informações, como carga horária, obrigatoriedade, entre outros.

Para acessar o site do Departamento de Trânsito da Bahia basta acessar o endereço eletrônico www.detran.ba.gov.br e navegar. Além da Internet, pode-se entrar em contato com o departamento usando o telefone, nesse caso o número para contato é o (71) 3535-0888 e assim será redirecionado para a área na qual deseja fazer sua consulta. Com facilidade, para os moradores da Capital, pode-se também chegar a visitar o estabelecimento que está localizado na Secretaria da Administração do Estado da Bahia, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 7744 – Iguatemi, Salvador–BA – CEP: 41.110-700.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next post ENADE: Aprenda como funciona o exame do ensino superior

Archives

Categories