ENADE: Aprenda como funciona o exame do ensino superior

ENADE: Aprenda como funciona o exame do ensino superior

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, conhecido comumente por sua abreviatura Enade, é um teste que acontece anualmente com o principal intuito de avaliar o rendimento escolar dos alunos das Instituições de Ensino Superior do Brasil. O Enade pode ser equiparado com os exames aplicados na rede para avaliação do rendimento escolar dos alunos que estudam em escolas públicas de ensino, porém, este é realizado com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos alunos nas universidades brasileiras.

 

Desta forma, o Enade tem por objetivo promover melhorias e aprimoramentos no ensino das Instituições Superiores de Ensino, além de avaliar o ensino de maneira específica para que possamos fazer uma análise minuciosa do retorno que cada universidade dá a seus alunos. Este exame tem se mostrado bastante eficiente para análise do rendimento das universidades brasileiras, tendo em vista que a metodologia utilizada para a aplicação das avaliações tende a avaliar de fato o desempenho dos estudantes quanto ao conhecimento adquirido.

Verdade seja dita, atualmente é considerado primordial a análise antecipada das instituições de Ensino Superior quanto aos seus desempenhos por parte dos que desejam ingressar em uma boa universidade, levando em conta que o mercado de trabalho hoje em dia está completamente voltado para a qualidade da formação adquirida pelo candidato. Sendo assim, vale a pena acompanhar todas as novidades sobre o Enade com o intuito de ficar por dentro quanto ao desempenho da universidade que deseja ingressar.

Para realizar o exame não é necessário realizar inscrição, levando em conta que o cadastro é feito pela própria Instituição de Ensino Superior. Vale ressaltar que é a própria universidade quem seleciona os alunos que irão participar do exame, sendo que os alunos que forem selecionados para o exame são avisados antecipadamente. Os detalhes do exame para o ano de 2012 ainda não foram revelados, tendo em vista que o exame é realizado somente no segundo semestre de cada ano letivo. Para maiores informações acesse o portal do INEP no endereço eletrônico www.portal.inep.gov.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous post Portaria do Detran-Ba que fixa valor cobrado por placas no estado já está em vigor
Next post ProJovem Urbano: saiba o que é e como funciona

Archives

Categories