O INSS é hoje o instituto que cuida da previdência social no país, fornecendo aos trabalhadores uma série de garantias e benefícios. Desde aposentadoria até o auxílio reclusão, todos previstos em lei. Para a organização do pagamento, anualmente é organizada a tabela com os meses e dias de liberação do dinheiro.
Devem seguir o cronograma, todos aqueles que recebem algum tipo de benefício previsto pelo INSS. E ainda, os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que se enquadram no LOAS.
Todos os assegurados da rede recebem um número de benefício composto por dez dígitos, registrado nos documentos de aquisição do seguro e até mesmo no cartão de saque.
A tabela é organizada com base no penúltimo dígito da identificação, mas é importante ficar atento, pois o algorítimo fica destacado em vermelho.
O cronograma também se divide com base no limite de ganho do trabalhor. Até 1 salário mínimo, o que hoje representa R$998,00, e para ganhos superiores a essa média.
O saque deve ser feito na Caixa Econômica Federal, mediante Cartão Cidadão emitido pela própria rede bancária, ou por depósito na conta corrente do assegurado. A quantia fica disponível até 60 dias após a data de liberação do crédito, previsto no calendário de pagamento INSS 2025. Quem não fizer o saque até esse tempo limite, perde o benefício do período.